A iniciativa surgiu após o debate de propostas de melhorias a Manaus e ao Estado, apresentadas pelos profissionais e lideranças amazonenses do Sistema, em recente reunião no Crea-AM.
Na manhã do dia 20/03, o presidente do Crea-AM, eng.civ. Afonso Lins Jr., esteve em reunião para tratativas da criação de três novos GTs do Conselho: GT de Água e Saneamento, GT de Inovação e Tecnologia, e o GT de Mobilidade Urbana.
A iniciativa surgiu após o debate de propostas de melhorias a Manaus e ao Estado, apresentadas pelos profissionais e lideranças amazonenses do Sistema, em recente evento no Crea-AM, ocorrido no último dia 16 de março.
Durante a reunião, ficou definido que o GT de Água e Saneamento será coordenado pela geol. Fabíola Bento, ex-conselheira do Crea-Am, professora universitária e membra da AGEOMA (Associação dos Geólogos de Manaus), que propôs novos projetos pensando em mitigar e prevenir problemas referentes a catástrofes climáticas, e criar propostas visando melhorias no saneamento básico.
O GT de Inovação e Tecnologia ficou sob coordenação do eng.civ. Rennan Italiano, coordenador da Faculdade Anhaguera, e criador de conteúdo digital sobre Tecnologia; e como coordenador-adjunto, o eng.civ. Saulo Pereira, ex-coordenador do Crea Jr AM. A proposta dos coordenadores é fomentar e incentivar projetos ligados à inovação e tecnologia, junto à comunidade acadêmica, incubadoras, startups e institutos de pesquisa, visando promover pautas da indústria 4.0 em prol dos profissionais e da sociedade.
Já o GT de Mobilidade Urbana será coordenado pela professora universitária e eng.ftal. Drª Fabiana Rocha, que também é coordenadora dos cursos de Engenharia Civil e de Produção da Estácio, que propôs reunir os melhores profissionais da área para amenizar a problemática da mobilidade urbana tão presente hoje em Manaus.
Segundo o presidente Afonso Lins, com mais esses 3 novos GTs, o Crea-AM atenderá as demandas dos profissionais e maiores especialistas hoje presentes no Conselho, que acreditam ser esse o caminho para tornar Manaus e o Amazonas em grandes centros de inovação e modernidade urbana na Região Norte. “Hoje com a indústria 4.0, o Conselho precisa estar atento às transformações mundiais, e abordar pautas modernas e visionárias, que trarão muitos benefícios à sociedade, além de gerar novas frentes de trabalho. Pensando nisso, achei muito importante e necessário criar esses GTs, pois tecnologia, inovação, saneamento, recurso hídrico e mobilidade são temas cada vez mais discutidos em todo o mundo”, finalizou o presidente.
Além disso, ficou acertado também o apoio do CreaJr AM nas ações dos Grupos de Trabalho, através da criação de uma agenda diversificada junto ao meio acadêmico, com eventos como palestras e debates em prol da Ciência, Tecnologia e Inovação, dentro e fora das universidades.
Comentários